Líderes comunitários recebem Diplomas de Honra ao Mérito da Câmara

Entrega aconteceu durante Sessão Solene em Homenagem aos 30 anos do Consabs, na noite da última sexta-feira (20)

A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (20), Sessão Solene em Homenagem aos 30 anos do Conselho das Associações Amigos de Bairro e Entidades de Cotia (Consabs). Sete lideranças ligadas à entidade receberam do Legislativo Diplomas de Honra ao Mérito (veja lista abaixo). Durante a solenidade, também tomaram posse novos dirigentes das associações e do Consabs para a gestão 2017/2021 (veja fotos do evento neste link)

Os integrantes da Mesa parabenizaram os líderes comunitários pelo trabalho que realizam em seus bairros, de forma voluntária. “A Câmara tem o poder de propor, mas muitas informações chegam aqui através dos líderes comunitários. Seu trabalho é fundamental”, disse o vereador Marcos Nena (PMDB).

O vereador Edson Silva (PRB) lembrou que começou sua trajetória política como presidente de bairro. “Sei da luta de cada um dos senhores e senhoras, que brigam por melhorias nos seus bairros. Continuem, não se deixem impedir de reivindicar seus direitos, pelo seu bairro. É esse seu dever, é isso que um presidente de bairro faz: luta, reivindica e cobra”.

Marcinho Prates (SD), vereador Vice-Presidente da Câmara e também ex-presidente de bairro, reforçou o caráter voluntário do trabalho desenvolvido nas associações. “As pessoas imaginam que o presidente de bairro dispõe de alguma quantia, mas muitas vezes ele tira do próprio bolso, porque não tem ajuda nenhuma. Ele está lá porque quer ver o bairro crescer, por amor à sua região”.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Lenha (PSB), recordou da época em que esteve à frente de associação de bairro, citando as dificuldades enfrentadas pelos líderes comunitários. “Para falar de verdade de associações, de Consabs, só quem passou por lá, que conhece as dificuldades. O trabalho de vocês é muito importante no município. Tenho certeza que vocês não viram as costas pra quem precisa”.

Representando o Executivo Municipal, fizeram parte da Mesa a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Ângela Maluf, e o Vice-Prefeito Almir Rodrigues. O Deputado Estadual Márcio Camargo (PSC) reforçou a importância dos presidentes de bairro, pois eles são os primeiros políticos que a população procura para atender as suas demandas.

Emocionado, o presidente da Consabs, Francisco Carlos de Souza Machado, o Chiquinho Machado, agradeceu e parabenizou os homenageados. “50% dos membros do Poder Legislativo Municipal hoje surgiram na liderança comunitária. É árduo o trabalho, mas quero pedir para vocês não desanimarem”.

HOMENAGEADOS:

• Augustinho Ferreira da Cruz: foi presidente da Associação do Jardim São Miguel e Nossa Senhora das Graças, diretor do Consabs e também representou a entidade como membro em diversos Conselhos Municipais de Cotia.

• Ana Maria Albanese: moradora de Cotia há 26 anos, foi vice-presidente do Consabs entre 1997 e 1999, fundadora da Associação de Moradores do Granja Carneiro Viana e membro do Conseg-Cotia.

• Ezequiel Pinheiro Santos: foi fundador e presidente da Associação do Jardim Cotia, presidente, presidente interino e vice-presidente do Consabs. Também representou o Consabs como membro em diverso Conselhos Municipais de Cotia.

• João dos Santos Viterbo da Cruz: foi presidente da Associação do Parque Turiguara e também Presidente do Consabs entre 1999 e 2009.

• José Bertuol: é professor de Filosofia e Teologia, líder comunitário atuante e morador do município há 33 anos. É presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual Odair Pacheco Pedroso, fundou o Conselho Comunitário de Educação, Cultura e Ação Social de Cotia, participa como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e atua como Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

• José Paulo Luna: foi presidente e fundador da Associação Amigos de Bairro do Parque Alexandra e do Conseg – Cotia. Reuniu-se com outros líderes da região e fundou o Consabs, na época com 123 entidades cadastradas, sendo eleito o primeiro presidente. Dentre outras atividades, destacam-se os encontros comunitários, a reforma da Delegacia de Polícia de Cotia e a criação da coordenadoria de ações comunitárias junto à Prefeitura.

• João Vieira: nasceu no Paraná e mudou-se para Cotia há 43 anos. É engenheiro mecânico. Trabalhou em empresas no ramo de metalurgia, como Philips e Alumínios Alcoa. Em 1978 fundou sua própria empresa e tornou-se um dos mais bem-sucedidos empresários do município. Há 16 anos, por meio de comodato, disponibiliza uma sala para a sede do Consabs, onde são atendidas as associações e realizados diversos eventos comunitários.