Vereadores homenageiam Mestre Benedito da Congada

Vereadores homenageiam Mestre Benedito da Congada

Sr. Benedito Peireira de Castro. Imagem: PMC

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº16/2016, de autoria do Vereador Sérgio Folha, que concede a Medalha “Baptista Cepellos” ao Sr. Benedito Pereira de Castro.

Mestre Benedito da Congada é uma das figuras mais ilustres da cultura popular de nosso município. Fundador e organizador da Festa da Congada de São Benedito, desde 1951 promove um dos eventos mais tradicionais de nossa região, sendo prestigiada por congadeiros vindos de diversas localidades do Brasil.

Realizada em maio, na semana que incide o dia 13, a Congada foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Município, através da Lei nº1823, de 19 de maio de 2014, numa justa iniciativa aprovada por esta Casa, sendo autor daquele Projeto o Vereador Paulinho Lenha.

Em reconhecimento ao trabalho de Sr. Benedito, a Medalha “Baptista Cepellos” expressa o agradecimento à contribuição que esse homem oferece a esta cidade, ao longo de 80 anos de vida, sendo 66 vividos em Cotia, local que escolheu para emprestar seu talento como violeiro, compositor e Mestre Congadeiro.

registrado em: