Vereador apresenta Projeto de Lei para exames de visão nas escolas

Proposta é que todos os alunos da rede municipal passem por exames oftalmológicos no início do ano letivo

Durante a 29ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (19), o vereador Edson da Silva (PRB) apresentou o Projeto de Lei nº 31/2017, autorizando o Poder Executivo a realizar exames de visão em alunos da rede municipal de ensino de Cotia. O texto foi lido em Plenário e segue agora para avaliação das Comissões Permanentes do Legislativo.

A Propositura autoriza o Município a aplicar avaliação oftalmológica em todos os estudantes a partir da educação infantil, no início do ano letivo, e encaminhar os alunos com problemas de visão para tratamento. O resultado dos exames deve ser entregue aos pais e anexado à documentação escolar. A previsão é que os recursos para a medida venham do orçamento municipal e de parcerias com empresas da iniciativa privada.

O vereador Edson Silva justifica que uma série de problemas de rendimento escolar tem relação direta com falhas na visão. “Estimativas mostram que cerca de 20% das crianças apresentam alguma disfunção visual e, mais grave ainda, 80% dos casos de maus resultados escolares têm ligação com problemas de visão”. A sugestão do parlamentar é que a medida seja conhecida como “Visão do Futuro”.