Censo 2022 aponta crescimento de 61% no número de domicílios em Cotia

por adm publicado 11/02/2016 12h24, última modificação 07/10/2024 10h02
Dados foram apresentados pelo escritório local do IBGE em reunião na Câmara Municipal nessa quarta-feira, dia 14

Em 12 anos, o número de domicílios recenseados em Cotia saltou de 73.828 para 119.345, conforme dados do Censo 2022 apresentados pelo IBGE na Câmara Municipal de Cotia na última quarta-feira, dia 14 de junho. Já a população recenseada total aumentou, no período entre os Censos 2010 e 2022, de 201.150 para 243.605.

Proporcionalmente, o número de domicílios cresceu 61% e o de moradores, 21%. Conforme o Coordenador de Área do Censo, Viktor Aschermann, a diferença entre os índices pode ser explicada pela redução na média de moradores por endereço: no Censo 2010, cada residência tinha em média 3,39 moradores; no Censo 2022, esse número caiu para 2,87.

"É uma mudança muito grande, acredito que Cotia é o Município da região que mais cresceu. É uma alteração bem expressiva na população, mas ainda maior na questão dos domicílios", afirmou Aschermann. Segundo o profissional, os números apresentados ainda não representam o total da população, pois há residências que não responderam ao questionário e serão incluídas por tratamento estatístico do IBGE.

Diversas ferramentas são utilizadas pelos recenseadores na tentativa de alcançar todos os domicílios do Município, como imagens de satélite e registros da Agência Nacional de Energia Elétrica. Os pesquisadores também retornam várias vezes aos endereços onde não encontraram moradores para responder aos questionários.

A variação na população pode ser explicadas por diversas causas, como surgimento ou fim de atividades econômicas (instalação ou saída de indústrias, por exemplo), criação de loteamentos, migração, integração com outros municípios da região metropolitana ou mudanças nas taxas de natalidade. No final de 2022, o IBGE já havia divulgado a estimativa preliminar de que a população cotiana ficaria próxima dos 290 mil.

O Censo é uma das ferramentas utilizadas pelo Governo Federal para obter um retrato mais fiel sobre a população brasileira. Além disso, diversas esferas da administração são influenciadas pelo levantamento. Os dados do Censo são utilizados, por exemplo, para cálculo e fiscalização da aplicação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e do número de cadeiras no Poder Legislativo. 

registrado em: ,