Motoristas da RTO pedem apoio dos vereadores pela volta das vans intermunicipais
Representantes dos trabalhadores responsáveis pela circulação das vans da Reserva Técnica Operacional (RTO) estiveram em reunião com os vereadores de Cotia nesta terça-feira, dia 30 de maio. Os profissionais solicitaram o apoio dos parlamentares para a retomada do serviço de transporte público intermunicipal por micro-ônibus, suspenso por decisão judicial desde a semana passada.
Conforme dados apresentados pela comissão de trabalhadores recebida na Câmara Municipal, a retirada de circulação das vans afeta diariamente 20 mil pessoas em Cotia. Na Região Metropolitana, circulam 160 veículos da RTO, gerando aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. "Dependemos dos senhores para que a nossa demanda chegue até o Governador. Olhem por nós, olhem pela população de Cotia. Tem espaço para todo mundo trabalhar", pediu um dos representantes da categoria.
Os vereadores esclareceram que o transporte público intermunicipal é gerido pelo Governo do Estado e, por isso, o Município não tem autonomia para decidir quanto à circulação dos veículos. Porém, os parlamentares se comprometeram a auxiliar os transportadores, agilizando e intermediando a questão junto aos órgãos estaduais competentes. "Nada mais justo que unirmos forças para que o problema chegue até o Governador. Sabemos que não é uma questão municipal, mas estamos tentando absorver o impacto e chegar a uma solução", destacaram os parlamentares.