Reforma da Previdência é tema de palestra na Câmara Municipal

por cok — publicado 11/02/2016 12h24, última modificação 17/11/2020 12h49
Especialista apresentou as principais mudanças que estão em discussão no Congresso para o sistema previdenciário

Na noite desta terça-feira, 18 de junho, a Câmara Municipal de Cotia realizou a palestra “Reforma da Previdência”, com o advogado, professor e especialista em Direito do Trabalho, Dr. Marcelo Marella. Esta foi a quarta edição do ciclo de palestras, iniciado neste ano pela Presidência do Legislativo (veja as fotos aqui).

O palestrante abordou os principais pontos da proposta de reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional. Entre os temas tratados, Marella argumentou por que mudanças são necessárias, explicou o funcionamento do fator previdenciário, a fórmula 85/95, as regras de transição, as vantagens e desvantagens de cada regra.

“Com a Reforma da Previdência ocupando boa parte dos jornais, as pessoas estão correndo às agências do INSS, mas se esquecem que isso não é necessário. Temos que observar a existência dos direitos adquiridos e as regras de transição”, afirmou o advogado. O palestrante também esclareceu dúvidas dos participantes e enfatizou que atualmente o processo é completamente digital, agilizando o processo para o contribuinte.

O Presidente da Câmara Municipal de Cotia, Dr. Castor Andrade (PSD), enfatizou a importância do tema. “Hoje a reforma da Previdência é o tema principal no debate nacional, pois impactará grande parte da população e, para que seja construtivo, boas informações são necessárias”, disse o parlamentar. 

Desde o início do ano, a Câmara Municipal realizou palestras que abordaram os temas Empreendedorismo, Feminicídio e Autismo. Os eventos são gratuitos e os participantes recebem certificado emitido pela Escola do Parlamento.