Receita total estimada para Cotia em 2021 é de R$ 964 milhões

por adm publicado 23/11/2020 11h59, última modificação 23/11/2020 11h59
Lei Orçamentária Anual (LOA) foi apresentada em Audiência Pública na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, dia 17

A Receita do Município de Cotia para 2021 deve registrar queda com relação a 2020. Conforme dados apresentados em Audiência Pública (veja as fotos aqui) na noite da última terça-feira, dia 17 de novembro, a estimativa é de que a Receita Total seja de R$ 964 milhões, enquanto o valor reestimado para 2020 é de R$ 979 milhões.

Os dados foram expostos pelo contador da Câmara Municipal, Adriano Resende do Nascimento. Além de apresentar a Lei Orçamentária Anual (LOA), Nascimento explicou como são feitas as estimativas, conceitos necessários para compreender o orçamento e o embasamento legal da sua elaboração.

Segundo o contador, a LOA foi desenvolvida com base nas estimativas do Banco Central do Brasil, que previu uma queda de mais de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, seguida de um crescimento de 3,5% em 2021. "O ano de 2020 está sendo atípico por causa da pandemia. No início previa-se uma queda muito mais forte da atividade econômica, mas agora a projeção de queda que temos é de 5,25%. A reestimativa do ano de 2020 é menor do que foi realizado em 2019 decorrente dessa queda do PIB prevista de aproximadamente 5%".

Do total da Receita, mais de R$ 324 milhões são de Receita Tributária, ou seja, impostos e taxas arrecadados pelo próprio Município. "Cotia tem uma movimentação econômica muito expressiva. Não é a maior parte do Orçamento, mas é um Município beneficiado por ter muitas empresas na região e um bom percentual de arrecadação tributária própria", avalia Nascimento.

A Audiência Pública foi coordenada pelo vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, vereador Sandrinho Santos (SD), com a presença do vereador Eduardo Nascimento (PSB), membro da Comissão. Não houve questionamentos do público.

A previsão orçamentária foi elaborada a partir da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sob orientação do Plano Plurianual (PPA). O planejamento é realizado com base em quatro eixos estratégicos, relacionados a áreas essenciais: Cotia Mais Humana, Cotia Inteligente, Cotia Viva e Cotia do Amanhã.

A LOA 2021 é instituída pelo Projeto de Lei nº 28/2020, disponível neste link. A LDO e o PPA, bem como a LOA , podem ser acessados aqui.