População é recebida por vereadores para debater transporte público

Reunião com Viação Danúbio Azul foi cancelada, mas dezenas de pessoas compareceram à Câmara Municipal

População, imprensa e representantes do sistema de transporte alternativo foram recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 14 de março (veja fotos aqui). Dezenas de pessoas compareceram em busca de informações, uma vez que a reunião solicitada pelo Legislativo com a Viação Danúbio Azul foi cancelada quando a empresa optou por não comparecer.

Os vereadores Marcinho Prates (SD), Edson Silva (PRB), Eduardo Nascimento (PSB) e Paulinho Lenha (PSB) receberam a população. Foram debatidas alternativas para melhorar o transporte público coletivo em Cotia, reforçando a necessidade de mais veículos em circulação e o papel do transporte alternativo. Os parlamentares pediram ainda o fim do acúmulo de função dos motoristas, que atuam também como cobradores.

"A empresa deve sim explicações a esta Casa, a este Município, pelo péssimo serviço que presta", afirmou Eduardo Nascimento (PSB). Representando o vereador Marcos Nena (MDB), afastado por motivos de saúde, o assessor João Maria listou diversos bairros que não são atendidos por nenhuma linha de ônibus.

Os presentes ressaltaram que a tarifa não condiz com a qualidade do serviço. "O preço da passagem é alto, eu acho abusivo. Eu não sou contra a empresa, mas sou contra a qualidade do serviço", resumiu o vereador Edson Silva (PRB). Marcinho Prates (SD) lembrou que já foram realizadas reclamações sobre o transporte público ao Ministério Público e afirmou que a Câmara Municipal está empenhada, junto com a população, em buscar soluções para o problema.

A Câmara Municipal solicitou esclarecimentos da Viação Danúbio Azul através do Requerimento nº 3/2019, aprovado por unanimidade na 3ª Sessão Ordinária. Também convidada a participar de reunião no Legislativo, através do Requerimento nº 2/2019, a Sabesp compareceu nesta quarta-feira na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre o serviço de água e esgoto.