"Lutar pelo livre exercício da advocacia é lutar pela cidadania", afirma doutor em Direito Penal

Advogado Leandro Sarcedo abordou o tema Prerrogativas do Advogado em palestra na Câmara Municipal

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, a Câmara Municipal de Cotia promoveu mais um evento do Ciclo de Palestras, iniciado em março. Na oportunidade, o advogado doutor em Direito Penal, Leandro Sarcedo, abordou o tema Prerrogativas do Advogado (veja fotos do evento).

Cumprimentando os presentes, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Dr Castor Andrade (PSD), lembrou que em 2018 o dia 16 de agosto foi incluído no Calendário Oficial do Município como Dia das Prerrogativas do Advogado, após aprovação de projeto de sua autoria. "Essa lei é muito importante, porque sabemos tudo o que vem ocorrendo em nosso país. Essa lei veio para nos unir. Sabemos que a advocacia junta se fortalece".

O palestrante lembrou os desafios e embates cotidianos da profissão, principalmente sobre a importância de lutar em defesa da livre atuação profissional. "Ao falarmos de prerrogativas do advogado, mais do que questões da advocacia, falamos sobre cidadania. Proprietários das prerrogativas não somos nós, é o cidadão brasileiro, que quando outorga uma procuração dá ao advogado um feixe de direitos necessário para poder exercermos nossa profissão, que consiste em dar voz à maior autoridade da República Federativa do Brasil: o cidadão".

CICLO DE PALESTRAS

Desde março, a Câmara Municipal de Cotia promove palestras mensais sobre temas diversos, como Autismo, Empreendedorismo, Reforma da Previdência e Violência Doméstica. O próximo evento está marcado para o dia 16 de setembro, segunda-feira. Na oportunidade, o jurista doutor em Direito Penal, Luiz Flávio Gomes, ministrará palestra sobre Reforma das Lei Penais.

Doutor em Direito Penal, jurista e professor, Gomes começou a carreira aos 21 anos como Delegado de Polícia. Aos 22 se tornou Promotor de Justiça e, aos 25, Juiz de Direito. Gomes fundou a rede LFG, democratizando o ensino jurídico no país, e publicou mais de 60 livros. Foi comentarista do Jornal da Cultura, escreve para sites, jornais e revistas sobre temas da atualidade, especialmente questões sociais e políticas e seus desdobramentos jurídicos. Em 2018, foi eleito Deputado Federal por São Paulo com 86 mil votos.