Orçamento de Cotia para 2018 é estimado em R$ 826 milhões

Valores e áreas prioritárias do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária foram apresentados nesta terça-feira em duas audiências públicas na Câmara Municipal

O orçamento previsto e as áreas prioritárias para investimentos em Cotia para os próximos anos foram apresentados à população na manhã desta terça-feira (24). O Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual foram debatidos durante duas Audiências Públicas realizadas no Plenário da Câmara Municipal.

Na apresentação do Plano Plurianual 2018-2021, o Secretário Municipal de Gestão Estratégica e Inovação, Raphael Gheneim Camargo, explicou que os parâmetros para a elaboração do documento envolvem análise do cenário econômico, a inflação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Conforme dados apresentados por Camargo, a estimativa da Receita do Município é de R$ 826 milhões para o próximo ano, R$ 873 milhões para 2019, R$ 928 milhões em 2020 e R$ 996 no último ano de vigência do PPA. Deste valor, 32% serão investidos em Educação, 18% em Administração, 13% em Saúde e 12% em Urbanismo. Segurança Pública e Legislativo recebem 5% cada; gastos com Encargos Especiais, Previdência Social e Reserva de Contingência compreendem 4% cada; Desporto e Lazer e Assistência Social somam 1% cada.

Os investimentos são divididos em quatro eixos estratégicos: Cotia Mais Humana, com políticas públicas humanizadas voltadas aos setores mais frágeis da sociedade; Cotia Inteligente, prevendo administração integrada, participativa e transparente; Cotia Viva, voltado à manutenção dos espaços públicos e a ações ligadas ao esporte, lazer e cultura; e Cotia do Amanhã, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável.

A Lei Orçamentária, estabelecida pelo Projeto de Lei nº 35/2017, foi debatida na sequência. A Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica, Maria Lucia Camargo, apresentou a despesa e a receita previstas no Município para 2018, apontando as áreas prioritárias no próximo ano. A distribuição dos investimentos deve seguir os percentuais apontados no PPA.

Como prioridades para 2018, o Projeto de Lei aponta obras no camelódromo, Centro Integrado Esportivo (CIE), Cras Jardim Japão, Creches em São Vicente e Mirizola, Complexo Esportivo do Ralf Boli, readequação do Estádio Euclides de Almeida, revitalização da Estrada de Caucaia do Alto e as quadras Ivo Isaac Pires, São Joaquim e Arco Íris.

Agora, o Projetos de Lei nº 34/2017 e 35/2017 (Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual, respectivamente) seguem em tramitação no Legislativo.

Pratique Cidadania. Participe!