"Nos deixamos levar pela desinformação", diz especialista sobre fake news

por cok — publicado 11/02/2016 12h24, última modificação 17/11/2020 12h49
A doutoranda em Ciência da Informação, Silvana Arduini, ministrou palestra na Câmara Municipal

Visando promover a conscientização sobre a importância da checagem de informações, a Câmara Municipal de Cotia recebeu a palestra "A arte de informar-se na Era da (Des)informação". Promovido pela Escola do Parlamento, o evento sobre fake news foi realizado no último dia 20.

O tema foi abordado pela biblioteconomista Silvana Arduini, que é doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. "Se quando só tínhamos o computador já tínhamos problemas com a circulação de informações falsas, imagina agora, com todas as ferramentas que temos. A gente recebe a informação e não sabe de onde surgiu. Por isso, muitas vezes nos deixamos levar pela desinformação", afirmou a profissional.

De acordo com Silvana, parte significativa do que circula pela internet são informações falsas, como conteúdo fabricado ou manipulado, enganoso, sátiras ou paródias. Entre as dicas repassadas pela palestrante para identificar fake news estão checar a fonte da informação e o endereço do site (URL) ao qual se atribui a notícia, além de buscar onde a informação surgiu e quais o interesses envolvidos na sua divulgação.

Fake news é uma expressão em inglês que significa notícias falsas. O termo se popularizou com o crescimento das redes sociais e se refere a informações mentirosas ou distorcidas compartilhadas como se fossem verdade.