Integrantes da Guarda Civil de Cotia são homenageados pela Câmara Municipal

Medalha Mérito Legislativo foi concedida a 12 profissionais envolvidos em três salvamentos

Com 11 votos favoráveis, foi aprovado na 1ª Sessão Ordinária de 2020 o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2020. De autoria do vereador Celso Itiki (PSD), a propositura concede a Medalha Mérito Legislativo Municipal a 12 integrantes da Guarda Civil Municipal de Cotia (GCM) por sua participação recente em três salvamentos.

Foram homenageados os GCMs Alexandre Rodrigues Soares Barnabé, Gilmar Santos Moreira, Jader Tiago dos Santos, José Roberto Guedes Fidencio, Marcelo Fonseca de Queiroz, Marcos Roberto Corrêa Silva, Mauricio Cordeiro Vieira, Roberto Alves de Oliveira, Ronaldo Adriano da Silva e Vanderlei Ramos Ribeiro. A Medalha também foi concedida ao Comandante Júlio César Rocha Silva e ao Subsecretário Municipal de Segurança Pública, Marco Antonio Horgos Vijalegre.

Na justificativa do Projeto, o autor afirma que as atuações dos GCMs foram nobres e corajosas, constituindo-se referência e exemplo à comunidade.

OCORRÊNCIAS

No dia 29 de outubro de 2019, uma guarnição da Guarda Civil evitou o suicídio de uma mulher de 25 anos na Rodovia Raposo Tavares. A jovem ameaçava pular da passarela na altura do km 32,5 quando, em um momento de distração, foi imobilizada pelos GCMs e conduzida ao Hospital Regional de Cotia.

Já no dia 10 de janeiro, os homenageados atuaram no resgate de uma vítima de acidente de trânsito envolvendo moto e ônibus no Jardim Dinorah. A guarnição solicitou apoio do Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros ao motociclista, de 29 anos, e o conduziu ao Hospital Regional de Cotia.

Por fim, em 19 de janeiro, uma guarnição foi abordada pela mãe de um bebê de um ano e seis meses, que teria desmaiado após se engasgar com comida. Após prestar os primeiros socorros, a equipe da GCM conduziu a criança ao Pronto Socorro de Caucaia do Alto.