Exposição de fotos e documentos históricos contam parte dos 160 anos de Cotia.
Em comemoração aos 160 anos de Emancipação Político-Administrativa, acontece na Câmara Municipal de Cotia uma exposição, com fotos de época inéditas, além do livro Auto de Instalação original de fundação da cidade, e outros símbolos que fazem parte da história e da cultura do município, retirados do acervo da Câmara, de Arquivos Públicos e cedidos por colaboradores, como o jornalista Beto Kodiak.
Livro do Auto de Instalação da Villa de Cutia, datado de 1856.
Entre os documentos à mostra estão reproduções de jornais do século XIX, retirados da hemeroteca da Biblioteca Nacional, que contribuem para conhecermos um pouco mais da Cutia daquela época, como o relato da passagem do Imperador Dom Pedro II pelas terras cotianas.
A exposição foi aberta no dia 1º de abril, mês em que Cotia completou 160 anos de Emancipação Político-Administrativa. Um dos destaques do evento, é o galo-fenix empalhado, o Onoga-Dori, um presente da cidade de Ino, quando tornou-se cidade-irmã de Cotia, em 1966. As fotos dos principais pontos da cidade, bem como notícias dos grandes jornais de época que relatam fatos de Cotia são outros elementos que compõe a exposição.
Desde a abertura da exposição, o evento já despertou o interesse da população, tendo a Câmara recebido solicitações de estudantes para obterem cópia das fotografias e documentos, com objetivo de realizar trabalhos escolares e acadêmicos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Sérgio Folha, esta é mais uma ação do Poder Legislativo que o aproxima do cidadão, resgatando e valorizando a história e a cultura de nossa cidade.
A Exposição ocorrerá durante todo o mês de abril, na Câmara Municipal de Cotia, localizada na rua Batista Cepelos, nº 91. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.