Estudantes participam de curso de Iniciação Política na Câmara Municipal

por cok — publicado 11/02/2016 12h24, última modificação 17/11/2020 12h49
Formação é promovida pela Escola do Parlamento em parceria com a Fundação Konrad Adenauer

Mais de 40 alunos alunos da Escola Estadual Professor Carlos Ferreira de Moraes e do Colégio Potencial Objetivo participaram do curso de Iniciação Política na Câmara Municipal entre os dias 9 e 11 de outubro. Promovida pela Escola do Parlamento em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, a formação foi dirigida a estudantes do XXXX ano.

No primeiro dia, o tema Democracia foi abordado pelo doutorando em Ciência Política na Unicamp, Bruno Souza da Silva. Mestre e graduado em Ciências Sociais pela Unesp, o professor abordou a história e conceitos pertinentes ao sistema de governo, além de valores essenciais e formas modernas de participação e debate.

"A democracia representativa moderna nada mais é do que uma sociedade em que ninguém pode estar acima das leis. Essa ideia de que a gente faz a diferença é o que move a democracia. No fim das contas, é por meio do seu voto que você contrata os políticos, que estão lá para prestar um serviço", afirmou Silva.

No segundo e terceiro dias de curso, os temas Cidadania e Estrutura do Estado Brasileiro foram desenvolvidos pelo cientista político Humberto Dantas. Mestre e doutor em Ciência Política pela USP, o professor é coordenador da Fundação Konrad Adenauer e professor universitário desde 1999.

"Direitos não são dádivas, não são favores. Numa sociedade democrática, os direitos políticos estão relacionados à forma como participamos da política, são o direito de representar e ser representado, de escolher e ser escolhido", explicou Dantas. Com atividades de integração, o cientista político falou sobre a estrutura do Governo no Brasil e a importância da participação popular.