Estudantes participam de curso de Iniciação Política na Câmara Municipal

Formação é promovida pela Escola do Parlamento em parceria com a Fundação Konrad Adenauer

Mais de 40 alunos da Escola Estadual Professor Carlos Ferreira de Moraes e do Colégio Potencial Objetivo participaram do curso de Iniciação Política na Câmara Municipal, entre os dias 9 e 11 de outubro. Promovida pela Escola do Parlamento em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, a formação foi dirigida a estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

No primeiro dia, o tema Democracia foi abordado pelo doutorando em Ciência Política na Unicamp, Bruno Souza da Silva. Mestre e graduado em Ciências Sociais pela Unesp, o professor falou sobre a história da democracia e conceitos relacionados a esta forma de governo.

“A democracia representativa moderna é uma sociedade em que ninguém está acima das leis. Essa ideia de que a gente faz a diferença é que move a democracia. No fim das contas, é por meio do seu voto que você contrata os políticos, que estão lá para prestar um serviço”, afirmou Silva.

No segundo e terceiro dias, os temas Cidadania e Estrutura do Estado Brasileiro foram desenvolvidos pelo cientista político Humberto Dantas. Mestre e doutor em Ciência Política pela USP, o professor é coordenador conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e professor universitário.

“Direitos não são dádivas, não são favores. Direitos são conquistas. Numa sociedade democrática, os direitos políticos estão relacionados à forma como participamos da política. É nosso direito de representar e ser representado, de escolher e ser escolhido”, explicou o professor. Dantas falou ainda sobre a divisão dos Poderes no Brasil, suas características e funções.

A Escola do Parlamento é órgão integrante da estrutura administrativa da Câmara Municipal de Cotia, com o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades do Poder Legislativo. Sua missão é aproximar o Poder Legislativo e a sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e população em geral. Mais informações sobre cursos e visitas guiadas podem ser obtidos entrando em contato com a Escola, em nosso site.