Câmara Explica: o que é Mesa Diretora do Legislativo?

Presidente, Vice e Secretários são responsáveis pela administração da Casa

Como todos os órgãos públicos e privados, no Legislativo também há um grupo de pessoas responsáveis pelos assuntos internos: a Mesa Diretora. Os dirigentes ocupam papel central nas Sessões, já que coordenam os trabalhos, além de expedir Atos, Portarias e propor Projetos de Lei relativos à administração da Casa.

Em Cotia, a Mesa Diretora da Câmara Municipal é composta por Presidente, 1º e 2º Secretários, eleitos pelos Parlamentares para o período de dois anos. Atualmente, é composta pelo Presidente Paulinho Lenha (PSB), 1º Secretário Sandrinho Santos (Solidariedade) e 2º Secretário Marcos Nena (PMDB). Para o período de 2019 e 2020, os vereadores realizarão nova eleição.

Cada Câmara Municipal e Assembleia Estadual, além da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, tem autonomia para decidir a composição. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Mesa é formada apenas por Presidente, 1º e 2º Secretários. Com maior estrutura, na Câmara dos Deputados a Mesa conta, além do Presidente, com dois Vices, quatro Secretários e quatro suplentes. Os mesmos cargos são adotados no Senado, onde o grupo é chamado Comissão Diretora.

Para saber mais sobre a Mesa Diretora da Câmara Municipal, acesse o Regimento Interno e a Lei Orgânica.

registrado em: ,