Câmara Explica: eleições 2018

Como 2018 é ano eleitoral, prazo para realizar os principais procedimentos no TRE termina dia 9 de maio

Em ano de eleições como 2018, é necessário ficar atento a prazos e procedimentos para evitar problemas posteriores. Entre as principais causas de dúvidas, estão o cadastro biométrico, a transferência e regularização do Título Eleitoral.

Segundo o portal na internet do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em Cotia o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório. Porém, é possível realizá-lo agendando um horário no site do TRE-SP.

O prazo para realizar os principais procedimentos relativos ao Título de Eleitor termina em 9 de maio. Somente até esta data é possível regularizar o Título, solicitar transferência para outra Sessão Eleitoral ou realizar o alistamento eleitoral (tirar o Título). Todos estes procedimentos podem ser agendados online neste link.

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, mas facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os menores entre 16 e 18 anos.