LDO 2025 é debatida em Audiência Pública na Câmara Municipal de Cotia

por adm publicado 13/06/2024 16h11, última modificação 13/06/2024 16h11
Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo Exercício foi apresentada em Audiência Pública nessa quarta-feira, dia 12

Com a presença de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Cotia promoveu nessa quarta-feira, dia 12, Audiência Pública para apresentação e debate da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025 (veja as fotos neste link). A estimativa é que no próximo Exercício a Receita do Município gire em torno de R$ 1,75 bilhão.

A LDO 2025 está detalhada no  Projeto de Lei nº 26/2024, lido na 18ª Sessão Ordinária. Na comparação com a reestimativa de 2024, que aponta uma Receita de R$ 1,72 bilhão, o próximo Exercício teve registrar um crescimento de 2% na arrecadação do Município. Já a Despesa deve passar de R$ 1,53 bilhão para R$ 1,6 bilhão em 2025, o que corresponde a um aumento de 5%.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias determina as prioridades do Governo para o próximo ano com base no Plano Plurianual (PPA) e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento propriamente dito. Em Cotia, o planejamento é dividido em quatro eixos estratégicos alinhados com a Agenda 2030 da ONU: Cotia Inteligente, Cotia Viva, Cotia Mais Humana e Cotia do Amanhã.

Entre as ações previstas na LDO para o próximo ano estão a criação de um Centro do Idoso e de equipamento público para atendimento da mulher, a construção de 22 salas de recursos multifuncionais na rede municipal de ensino, reforma e ampliação de 13 unidades escolares, construção de três núcleos esportivos e da nova sede para a Guarda Civil do Município (GCM).

Os dados foram apresentados pelo contador da Câmara Municipal, Adriano Resende, e pelo Diretor de Planejamento Estratégico, Diego Félix. A Audiência Pública teve a participação dos vereadores Celso Itiki (PSD), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; Paulinho Lenha (MDB), vice-presidente; e Iran Soares (PSC), membro da Comissão.