Secretaria Municipal da Saúde apresenta dados do primeiro quadrimestre de 2019

Audiência Pública para Prestação de Contas do Fundo Municipal da Saúde foi realizada na Câmara na manhã desta sexta-feira, dia 24

Entre janeiro e abril deste ano, mais de 173 mil atendimentos ambulatoriais foram realizados nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Em assistência farmacêutica, foram mais de 134 mil atendimentos no primeiro quadrimestre do ano no Município.

Estes e outros dados referentes ao sistema de saúde do Município de Cotia foram apresentados na manhã desta sexta-feira, dia 24 de maio, pela Secretaria Municipal da Saúde. A equipe da pasta realizou na manhã desta sexta-feira, dia 24 de maio, Audiência Pública para Prestação de Contas do Fundo Municipal da Saúde, na Câmara Municipal.

Foram apresentados valores, comparativos com as previsões iniciais, número de atendimentos e outras informações do serviço municipal de saúde. Um dos problemas levantados pelo público foi o alto índice de absenteísmo (pacientes que faltam a consultas, exames e demais procedimentos agendados): na atenção especializada, o índice de pacientes ausentes em consultas chega a 47%. Segundo a Secretaria da Saúde, medidas para reduzir o índice foram adotadas, como ligar para os pacientes para confirmar seu comparecimento.

A Audiência Pública foi presidida pelo Secretário Municipal de Saúde, Magno Sauter. Esteve presente também a Secretária Municipal da Mulher, Ângela Maluf, e, representando a Câmara Municipal, o Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, vereador Edson Silva (PRB).