Recursos aplicados na saúde são apresentados em Audiência Pública na Câmara Municipal

Prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018 foi realizada na manhã desta sexta-feira pela Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde apresentou, em Audiência Pública na Câmara Municipal de Cotia, a prestação de contas dos recursos aplicados pelo Fundo Municipal de Saúde no terceiro quadrimestre de 2018. Dezenas de pessoas compareceram à reunião (veja fotos neste link) na manhã desta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, onde foram explicitados, além do orçamento da pasta, dados sobre a estrutura de atendimento à saúde e programas desenvolvidos.

Nos últimos quatro meses de 2018, as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município realizaram mais de 224 mil atendimentos. Somando os PAs de Caucaia do Alto e Parque São Jorge, UPA Atalaia e Samu, os atendimentos de emergência no terceiro quadrimestre ultrapassam 604 mil. 

Participaram da Audiência Pública os vereadores Marcinho Prates (SD), Eduardo Nascimento (PSB), Tim (PDT) e Edson Silva (PRB), que solicitaram melhorias na área de saúde e questionaram a demora para marcação de consultas e exames. Os vereadores lembraram que na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal foi aprovada a Indicação nº 123/2019, sobre a celebração de convênios com clínicas para a realização de exames de imagens.

O texto indica que o Poder Executivo realize o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços de exames e diagnósticos de imagem, remunerados de acordo com a tabela de procedimentos do SUS. A medida, já adotada em São Paulo e outros municípios da região, facilitaria o tratamento e a locomoção dos pacientes, reduzindo o tempo de espera para os procedimentos, conforme justificativa da Indicação.