Alunos da E. E. Sidrônia participam de Curso de Iniciação Política

por cok — publicado 11/02/2016 12h24, última modificação 17/11/2020 12h49
Promovidos pela Escola do Parlamento da Câmara, os três dias de palestra reuniram cerca de 70 estudantes

Durante três dias, alunos da Escola Estadual Sidrônia Nunes Pires participaram do Curso de Iniciação Política promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Cotia em parceria com a Fundação Konrad Adenauer. Cerca de 70 estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição compareceram ao evento, realizado nas manhãs dos dias 23, 24 e 25 de abril.

A formação contou com palestras dos cientistas políticos Samuel Oliveira e Joyce Luz. Na oportunidade, os profissionais explicaram conceitos fundamentais à democracia, incluindo a importância da cidadania, o papel fiscalizador da sociedade e as funções dos três poderes. “Nossa meta nestes três dias é que vocês se tornem cidadãos mais críticos”, resumiu Samuel.

Especialista em Ciência Política, Samuel Oliveira abriu o curso com o tema Democracia, falando sobre a evolução e os tipos, além de fazer uma análise sobre a Democracia Representativa Moderna e o papel dos jovens. “Quando você votar este ano, você estará contratando o político. Ele é seu funcionário, você que paga o salário dele”, disse o cientista político, frisando a importância do voto consciente e de a população acompanhar o trabalho dos políticos.

O segundo dia de formação ficou a cargo da mestre em Ciência Política pela USP, Joyce Luz, abordando o tema Cidadania. “É na Constituição que estão consolidados todos os nossos direitos. Direitos sociais mudam a realidade, mudam a desigualdade que há na sociedade. Democracia é uma constante busca pela igualdade”.

O curso foi encerrado pela segunda palestra de Samuel Oliveira, desta vez tratando sobre Divisão dos Poderes no Brasil, explicando as características, a composição e as funções do Legislativo, Executivo e Judiciário na União, nos estados e nos municípios.

Mais fotos do curso estão disponíveis neste link.