Poder Legislativo de Cotia aprova Moção de Repúdio à Enel

por adm publicado 17/10/2024 14h25, última modificação 17/10/2024 14h29
Propositura, do vereador Sérgio Folha (PL), foi aprovada por unanimidade na 32ª Sessão Ordinária

Em resposta à demora para o restabelecimento da rede de energia no Município, os vereadores de Cotia aprovaram por unanimidade a Moção nº 20/2024, de repúdio à Enel. Cerca de 74 mil clientes continuavam sem luz na Região Metropolitana na tarde de ontem, dia 16, conforme dados divulgados pela concessionária.

De autoria do vereador Sérgio Folha (PL), a Moção de Repúdio lembra que o Município enfrentou o mesmo problema em novembro de 2023. Conforme esclarece a justificativa do projeto, à época a Enel se comprometeu a melhorar o serviço, porém não cumpriu o Plano de Contingência para eventos climáticos, inclusive colocando menos funcionários em campo do que o esperado.

"Não é possível uma empresa que precisa de quase 3 mil funcionários para atender a Região Metropolitana ter uma média de apenas 1,7 mil trabalhadores. Esta Casa precisa fazer a sua parte, precisamos convocar a Enel para dar explicações e esclarecer o que tem a oferecer para o futuro. Fica aqui minha indignação", afirmou o autor da Moção, vereador Sérgio Folha (PL).

Após o temporal da última sexta-feira, mais de 1,3 milhão de clientes ficaram sem luz na área da Grande São Paulo. Cotia decretou Estado de Emergência já na segunda-feira, dia 14. Nesta quinta-feira, dia 17, a Justiça determinou que a Enel restabeleça o fornecimento de energia em até 24 horas, com uma multa de R$ 100 mil por hora em caso de atraso.

A Moção de Repúdio nº 20/2024 será encaminhada ao Governo do Estado, à Prefeitura de Cotia, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), à Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado (Arsesp) e à empresa Enel Distribuição São Paulo.