Câmara de Cotia analisa inclusão de habilidades socioemocionais no currículo escolar
Educação financeira, empreendedorismo, sustentabilidade, inteligência emocional e cidadania podem fazer parte do currículo na rede municipal de ensino de Cotia a partir do próximo ano letivo. A proposta foi apresentada pelo vereador Yago Bezerra (União) por meio do Projeto de Lei nº 8/2025, lido na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira, dia 11.
A matéria prevê que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais faça parte do currículo do Ensino Fundamental de forma transversal, integrado às disciplinas já existentes ou ministrado como componente curricular. Para isso, o Poder Executivo deve promover a formação adequada aos professores e fornecer materiais pedagógicos necessários para o desenvolvimento integral do aluno.
"Ao integrar essas áreas no currículo escolar, contribuímos para formar indivíduos mais preparados para enfrentar os desafios do futuro, comprometidos com a construção de um mundo mais justo, sustentável e próspero. Permite ao cidadão conhecer a estrutura e o funcionamento da sociedade atual em suas dimensões políticas, econômicas e sociais", defende o vereador Yago Bezerra.
Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei nº 8/2025 visa suplementar a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), elencando os conceitos que devem ser abordados dentro dessas temáticas. A matéria segue tramitação na Câmara Municipal e deve ser votada nas próximas semanas.