Alunos da Escola Sidrônia debatem o sistema político em curso promovido pela Escola do Parlamento

Formação teve início na manhã desta segunda-feira, em Caucaia do Alto, e se estende até a quinta-feira, dia 5

Teve início na manhã desta segunda-feira o Curso de Iniciação Política na Escola Estadual Sidrônia Nunes Pires, em Caucaia do Alto. A formação é promovida pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Cotia em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, coordenada pelo doutor em Ciência Política pela USP e colunista do Estadão, Humberto Dantas.

No primeiro dia, mais de 30 alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição assistiram à palestra com o administrador público pós-graduado em Ciência Política, Samuel Oliveira. Nesta terça-feira, o assunto será abordado pela mestre em Ciência Política pela USP, Joyce Luz. Já no último dia de curso, quinta-feira, a palestrante é a doutora em Ciência Política, Mônica Sodré.

Os participantes desta edição do curso foram os primeiros a receberem a cartilha elaborada pela Escola do Parlamento para explicar, de forma didática, o funcionamento do sistema político. Mais que assistir a uma palestra, os estudantes puderam debater com Oliveira termos, conceitos e acontecimentos políticos atuais, problematizando o papel de políticos e da população na democracia.

“A democracia é muito simples: se um político não fez o que deveria fazer, deveríamos trocá-lo na próxima eleição. É preciso cobrar, porque às vezes a pessoa que elegemos não está fazendo o que esperamos porque não há cobrança”, disse Oliveira. O palestrante ainda incentivou os estudantes a fiscalizarem a atuação dos políticos, elogiando o site da Câmara Municipal de Cotia por disponibilizar informações detalhadas sobre a atividade parlamentar e os gastos do Legislativo.